A Creche destina-se a crianças entre os quatro e os trinta e seis meses de idade e desenvolve-se em duas componentes:
A componente de apoio sócio-familiar, na promoção do acolhimento, guarda, protecção e segurança e dos cuidados básicos, num clima de segurança física e afectiva. É a vertente da retaguarda à família, durante o tempo de afastamento da criança do seu meio familiar, através de um processo de atendimento individualizado e de qualidade, que inclui serviços como a alimentação, a higiene, a saúde e o sono.
A componente educativo-pedagógica que promove:
a) O desenvolvimento pessoal e social da criança, fomentando a sua inserção em grupos sociais diversos, respeitando a sua individualidade e a pluralidade de culturas, fomentando a igualdade de oportunidades.
b) Colaboração e partilha de responsabilidades com a família no processo educativo.
d) A estimulação do desenvolvimento global da criança, nas suas componentes emocional, cognitiva, comunicacional, social e motora, através da implementação e adequabilidade de práticas lúdico-pedagógicas intencionais, estruturais e organizadas.
Resolução Alternativa de Litígios:
No que respeita ao desenvolvimento dos contratos de prestação de serviços celebrados entre a Obra Diocesana de Promoção Social e os seus clientes, com vista à frequência das respostas sociais da Instituição, ao abrigo da Lei n.º 144/2015 de 8 de setembro, informa-se que os referidos clientes têm a possibilidade de recurso, em caso de situação de litígio, à seguinte entidade de Resolução Alternativa de Litígios (RAL):
Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto
Rua Damião de Góis, 31 – Loja 6 – 4050-225 Porto
Tel.: 225 508 349
E-mail: cicap@mail.telepac.pt
web: www.cicap.pt