A resposta social Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) da Obra Diocesana de Promoção Social do Porto é um serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens, orientado para a prevenção e reparação de situações de risco/perigo psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais da família, segundo a portaria nº139/2013 de 2 de abril do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social.
Dispõe de uma equipa multidisciplinar, composta por um(a) Assistente Social, um(a) Psicóloga(o), um(a) Educador(a) Social e um(a) mediador(a) familiar; tem como principais formas de intervenção, o acompanhamento das famílias em meio natural de vida, o desenho e implementação de planos de intervenção junto da mesma e o acompanhamento psicossocial individualizado.
Objetivos gerais:
- Promover o estudo e a avaliação de famílias em risco psicossocial;
- Prevenir situações de perigo;
- Evitar ruturas que possam levar à institucionalização;
- Assegurar a satisfação das necessidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais das crianças e jovens;
- Reforçar as competências pessoais dos intervenientes no sistema familiar das crianças e jovens;
- Promover a mediação entre a família e os serviços envolvidos para facilitar a comunicação, potenciar contactos e promover a solução de eventuais dificuldades;
- Contribuir para a autonomia das famílias.
Modalidades de intervenção:
- Preservação Familiar;
- Reunificação Familiar;
- Ponto de Encontro Familiar.
Poderá contactar telefonicamente o CAFAP através dos seguintes meios:
Tel.: 228329105 (chamada fixa nacional)
Telefone móvel: 964340104 (chamada móvel nacional)
e-mail: cafap@odps.org.pt / cafap.pasteleira@odps.org.pt
Resolução Alternativa de Litígios:
No que respeita ao desenvolvimento dos contratos de prestação de serviços celebrados entre a Obra Diocesana de Promoção Social e os seus clientes, com vista à frequência das respostas sociais da Instituição, ao abrigo da Lei n.º 144/2015 de 8 de setembro, informa-se que os referidos clientes têm a possibilidade de recurso, em caso de situação de litígio, à seguinte entidade de Resolução Alternativa de Litígios (RAL):
Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto
Rua Damião de Góis, 31 – Loja 6 – 4050-225 Porto
Tel.: 225 508 349
E-mail: cicap@mail.telepac.pt
web: www.cicap.pt