CAFAP

A resposta social Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) da Obra Diocesana de Promoção Social do Porto é um serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens, orientado para a prevenção e reparação de situações de risco/perigo psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais da família, segundo a portaria nº139/2013 de 2 de abril do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social.

 

Dispõe de uma equipa multidisciplinar, composta por um(a) Assistente Social, um(a) Psicóloga(o), um(a) Educador(a) Social e um(a) mediador(a) familiar; tem como principais formas de intervenção, o acompanhamento das famílias em meio natural de vida, o desenho e implementação de planos de intervenção junto da mesma e o acompanhamento psicossocial individualizado.

 

Objetivos gerais:

  • Promover o estudo e a avaliação de famílias em risco psicossocial;
  • Prevenir situações de perigo;
  • Evitar ruturas que possam levar à institucionalização;
  • Assegurar a satisfação das necessidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais das crianças e jovens;
  • Reforçar as competências pessoais dos intervenientes no sistema familiar das crianças e jovens;
  • Promover a mediação entre a família e os serviços envolvidos para facilitar a comunicação, potenciar contactos e promover a solução de eventuais dificuldades;
  • Contribuir para a autonomia das famílias.

 

 

Modalidades de intervenção:

  • Preservação Familiar;
  • Reunificação Familiar;
  • Ponto de Encontro Familiar.

 

 

Poderá contactar telefonicamente o CAFAP através dos seguintes meios:

Tel.: 228329105 (chamada fixa nacional)

Telefone móvel: 964340104 (chamada móvel nacional)

e-mail: cafap@odps.org.pt / cafap.pasteleira@odps.org.pt

 

Resolução Alternativa de Litígios:
No que respeita ao desenvolvimento dos contratos de prestação de serviços celebrados entre a Obra Diocesana de Promoção Social e os seus clientes, com vista à frequência das respostas sociais da Instituição, ao abrigo da Lei n.º 144/2015 de 8 de setembro, informa-se que os referidos clientes têm a possibilidade de recurso, em caso de situação de litígio, à seguinte entidade de Resolução Alternativa de Litígios (RAL):

Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto
Rua Damião de Góis, 31 – Loja 6 – 4050-225 Porto
Tel.: 225 508 349
E-mail: cicap@mail.telepac.pt
web: www.cicap.pt

Centro Social onde poderá encontrar a resposta social CAFAP:

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