X

Área Privada


Notícias

Dia Internacional do Voluntariado
O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de Dezembro.
 
A data tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço de Voluntariado em todo Mundo.
 
A data foi proclamada em Dezembro de 1985 pelas Nações Unidas.
 
O Voluntariado é um ato de cidadania, de participação e de partilha.
 
Todos os cidadãos deviam ter essa consciência cívica de dar um pouco de si aos outros, sendo Voluntários.
 
Em Portugal tem aumentado o número de Voluntários, mas ainda somos muito poucos, face à  população portuguesa.
 
Temos e devemos fazer esta pedagogia, apelando aos Portugueses para que participem mais como Voluntários, das mais diversas formas, designadamente  através das múltiplas, Instituições e Associações que existem no nosso País.
 
É  por isso que estamos a procurar dinamizar o Voluntariado na Obra Diocesana de Promoção Social, e neste ano de 2020 tínhamos isso como um dos nossos principais objetivos, que ficou comprometido, devido à pandemia do Covid-19. No entanto não vamos desistir, mas sim persistir neste objetivo.
 
Não posso contudo esquecer que temos tido, durante os últimos anos, através da CASO, alguns Voluntários, estudantes da Universidade Católica Portuguesa (Polo do Porto), que com a sua presença e participação, tem tido uma meritória ação de humanidade, carinho e amor aos nossos Utentes, desde a Infância à Terceira Idade.
 
Também não posso deixar de recordar que todos os cidadãos que integraram no passado e integram atualmente os Órgãos Sociais da Obra Diocesana de Promoção Social  (Conselho de Administração e Conselho Fiscal) foram e são Voluntários na nossa Instituição, ao serviço de uma das mais nobres causas da humanidade, o serviço ao próximo, no plano social e educativo.
 
Por isso, neste Dia Internacional do Voluntariado, cumpre-nos apelar aos cidadãos e em especial aos jovens, para que se disponibilizem a serem Voluntários na Obra Diocesana de Promoção Social e por último, reconhecer e agradecer a todos aqueles que já são Voluntários na nossa Instituição, uma palavra simples e muito portuguesa, OBRIGADO.
 
O Presidente do Conselho de Administração da Obra Diocesana de Promoção Social
Manuel Moreira
Voltar