X

Área Privada


Notícias

Visitas ODPS em janeiro
2017-01-01

 

No âmbito do Programa de Atividades de 2017, ao longo do mês de janeiro, a Obra Diocesana de Promoção Social organiza um conjunto de visitas ao Paço Episcopal do Porto e ao Palácio da Bolsa.

Ambas as atividades constituem o 1º módulo da iniciativa Aprender com a Obra: "Monumentos" (infância) e Atividades Seniores: "Monumentos" (terceira idade).

Assim, de 9 a 30 de janeiro, cerca de 150 crianças das salas dos 5 anos e mais de 110 idosos têm vindo a visitar estes dois monumentos emblemáticos da cidade do Porto.

Confira várias fotografias da visita ao Paço Episcopal na nossa galeria.

Confira várias fotografias da visita ao Palácio da Bolsa na nossa galeria.

 

Sobre o Paço Episcopal do Porto

O Paço Episcopal é, atualmente, a residência do Bispo do Porto e sede dos serviços Diocesanos. Situado no Terreio da Sé, o edifício terá sido contruído no século XIII, dentro da antiga Muralha Fernandina. Até aos dias de hoje sofreu diversas modificações. Foi um edifício estratégico na defesa da cidade durante o Cerco do Porto. Também chegou a albergar a Câmara Municipal da cidade.

A visita inicia-se na monumental escadaria de granito, seguindo pelas salas dos Espelhos, do Brasão e da Capela, até se chegar à sala das Audiências, que ainda hoje é usada por Sua Excelência Reverendíssima D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto. Dali, alcança-se uma vista panorâmica para o Terreiro da Sé, com a cidade, incluindo a Torre dos Clérigos como pano de fundo. O percurso da visita prossegue para a sala do Trono, que se destaca pela sua grandeza, e pela sala das exposições. Termina no miradouro, de onde se tem uma vista impressionante sobre o rio Douro, a ponte Luiz I e as zonas ribeirinhas do Porto e de Vila Nova de Gaia.

O Paço Episcopal do Porto abriu as suas portas ao público em outubro de 2016, por iniciativa de D. António Francisco dos Santos.

 

Sobre o Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa ou Palácio da Associação Comercial do Porto está classificado como monumento nacional. Começou a ser construído em 1842 e apresenta uma mistura de estilos arquitetónicos. Começou por ter uma função administrativa e financeira. Atualmente é sede da Associação Comercial do Porto e palco de muitos eventos culturais, sociais e políticos da cidade.

De todas as salas do palácio, o Salão Árabe destaca-se devido aos estuques legendados a ouro com caracteres arábicos, que preenchem as suas paredes e teto. É neste salão que têm lugar as homenagens a Chefes de Estado que visitam a cidade. De destacar ainda o grandioso Pátio das Nações, a Biblioteca, a Sala Dourada, a Sala do Tribunal e a Sala das Assembleias Gerais.

Constitui-se atualmente como um dos maiores pontos turísticos do Porto.

 

Voltar