X

Área Privada


Notícias

Junho na Obra Diocesana
2015-06-01

No mês de Junho, a Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) continuou a celebrar "A Alegria na nossa Missão". Tal como habitual, as atividades de cada mês ficam a cargo de um dos doze Centros Sociais da Instituição, sendo que em Junho essa responsabilidade recaiu no Centro Social de Fonte da Moura.

O mês começou logo com uma atividade, dia 1 de Junho, destinada às nossas crianças, levando-as ao cinema do Norteshopping, para festejarem assim o seu dia - o Dia Mundial da Criança.

A sexta edição da Palestra da Saúde aconteceu logo de seguida, a 3 de Junho, tendo tido como tema os acidentes domésticos. Esta atividade contou com a presença da Enf.ª Sílvia Teixeira, enfermeira da Instituição.

Os dias 4 e 5 de Junho foram o ponto alto deste mês. A Obra Diocesana voltou a visitar a Quinta da Fonte Quente, unidade de turismo social da APPACDM de Coimbra, localizada na Tocha. Desta vez, a aventura destinou-se aos nossos utentes da resposta social de Pré-Escolar. Tal como na passada edição de Março, todos disfrutaram de dois dias muito bem passados. O espaço envolvente, pleno de imenso espaço verde, proporcionou variadas animações para as crianças, tais como, o parque aventura, desportos radicais, campo polidesportivo, minigolfe, campo de jogos tradicionais. Foram dias que ficarão gravados positivamente na memória destas crianças.

A 9 de Junho os nossos seniores visitaram o Parque Biológico da Serra da Lousã.

Este parque, localizado no concelho de Miranda do Corvo, reparte-se por duas áreas - a Quinta Pedagógica e o Parque Selvagem. Os idosos assitiram e participaram em diversas atividades agrícolas e usufruíram de uma representação de vários animais (domésticos e selvagens) do território nacional. Foi mais uma atividade inovadora, que permitiu o contato com uma realidade bem diferente do meio urbano portuense.

A edição mensal de "Um Gesto de Amor" realizou-se a 12 de Junho. Esta atividade dirigiu-se a cidadãos em situações de isolamento social, com precaridades económicas e carências a nível alimentar. Esta iniciativa permitiu que os colaboradores de Fonte da Moura mitigassem essas fragilidades, através da oferta de uma refeição a estas pessoas.

No dia 13 de Junho viveu-se outro momento especial. Cumpriu-se uma das tradições mais acarinhadas no calendário anual de atividades da ODPS - o Passeio Anual de Colaboradores. Este ano, visitámos duas belas cidades do norte de Portugal, a Póvoa de Varzim e Braga, onde decorreu o jantar e posterior momento de animação musical. (Sobre esta iniciativa, reveja a notícia mais detalhada já publicada na Voz Portucalense de 17 de Junho).

Como vem sendo tradição na nossa Instituição, no final de cada ano letivo, todos os Centros Sociais demonstram aos familiares dos nossos utentes um pouco daquilo que ao longo do tempo se trabalhou. Assim, a 16 de Junho, a Casa Diocesana - Seminário de Vilar, encheu-se de cor e alegria para receber a nossa Festa de Finalistas. Em sintonia, todos inovaram e cooperaram para mostrarem algo que fique registado nas nossas memórias e corações, sinónimo da "qualidade - chave de futuro". No final da festa, todos os finalistas subiram ao palco para a cerimónia da entrega das cartolas e diplomas.

No dia 22 de Junho, realizou-se mais um musical dirigido aos seniores da ODPS, desta feita com animação a cargo do artista Domingos Moça.

Por fim, no dia 26 de Junho, e sob o mote dos Santos Populares, realizou-se mais um convívio sénior. Nesse dia especial, também o menu do almoço foi diferente - caldo verde com broa, enchidos e suculentas sandes de porco no espeto. À tarde, reinou a festa e baile, com muita música tradicional. Neste dia foi também conhecido o vencedor do Concurso de Cascatas de São João, que envolveu todos os Centros Sociais da Instituição, e cuja honra coube ao Centro Social do Lagarteiro.

Paralelamente a todas estas iniciativas, o projeto "Tempo e Vida Ativa" manteve o seu desenvolvimento com as suas habituais atividades destinadas aos seniores.

Voltar