X

Área Privada


Notícias

"Se tem um jardim temos uma árvore para si"
2016-04-01

A Obra Diocesana de Promoção Social foi convidada pela Câmara Municipal do Porto a participar num projeto que tão bom é para a Instituição como para a própria Cidade - criar mais espaços verdes na cidade. 

A ODPS apresentou cinco candidaturas, referentes aos Centros Sociais do Carriçal, da Pasteleira, do Regado, de São João de Deus e de São Tomé, todas elas foram aprovadas.

A cerimónia da entrega das árvores aconteceu no dia 1 de Abril, na Quinta do Covelo, pelas 10 horas. Aí decorreu também uma breve ação de formação sobre como plantar e cuidar das árvores.

A Instituição recebeu dezenas de espécimes, entre bordos, buxos, folhados, medronheiros, sobreiros e teixos. São árvores e arbustos endémicos e características da região.

No final do evento, as árvores e arbustos foram transportadas para cada Centro Social, onde, num espírito de intergeracionalidade, serão plantados e cuidados pelas crianças e idosos.

 

Testemunho dos Centros Sociais do Carriçal e de São Tomé:

No âmbito do projeto “Se tem um jardim temos uma árvore para si” da Câmara Municipal do Porto, desenvolvido pela Quinta do Covelo, o Centro Social do Carriçal, plantou no seu jardim uma variedade de árvores/arbustos com as crianças. 

Foi um momento animado e enriquecedor para todos. As crianças puderam observar as árvores/arbustos, mexer na terra, fazer a plantação das mesmas, regar,…

No final recolhemos alguns testemunhos das crianças e eis o resultado:

-“Eu pus água na flor, ali” – Lourenço sala 2 anos

-“Eu pus terra, reguei a plantinha e gostei” – Santiago sala 3 anos

-“As árvores foram plantadas para as pessoas respirarem” – Luca sala 4 anos

-“As árvores ajudam-nos a respirar e as plantas precisam de terra, água e sol para crescer. Se nós as arrancarmos, elas não crescem e morrem” – Martim sala 5 anos  

 

Testemunho do Centro Social da Pasteleira:

No âmbito do programa arborizar a cidade do Porto e do projeto "Se tem um jardim temos uma árvore para si” no dia 1 de Abril de 2016, os meninos e idosos do Centro Social da Pasteleira foram presenteados com exemplares de diversas espécies de árvores e arbustos.

No centro através de um trabalho de equipa entre crianças, idosos e colaboradores, escolhemos as novas casas para as diferentes árvores e arbustos. 

Esta atividade visa estimular a curiosidade pelos fenómenos de crescimento, respeito e cuidado pela natureza e especificamente destas plantas. Pretendemos promover o contacto das crianças, idosos e familiares com a vida vegetal e observação das suas mudanças, operadas ao longo do ano. 

 

Testemunho do Centro Social do Regado:

"Se tem um jardim, temos uma árvore para si" foi o desafio lançado pela Câmara Municipal do Porto a todos os que desejam tornar a nossa cidade mais verde, plantando novas árvores.

A ODPS candidatou-se e foi premiada com inúmeras plantas bebé para distribuir por alguns centros. O Centro Social do Regado teve a alegria de, na tarde de 1 de abril, juntar idosos e crianças da creche e do pré-escolar para iniciar o rejuvenescimento do jardim da creche.

Todos ajudaram a colocar fertilizante e terra a aconchegar as pequenas árvores e arbustos, e umas pequenas pedras a delimitar a zona de plantação. Por fim, só faltava regar abundantemente... E esperar que daqui a alguns anos possamos desfrutar de um espaço ainda mais verde no nosso Centro.

 

Testemunho do Centro Social de São João de Deus:

No dia 1 de abril fomos ao Parque do Covelo, da parte da manhã, assistir a uma demonstração de como tratar de árvores e arbustos. De seguida, recebemos alguns exemplos de árvores para depois plantarmos juntamente com as crianças e dos idosos do Centro Social de São João de Deus.

Da parte da tarde demos continuidade a esta iniciativa com a plantação das espécies de árvores junto da nossa “Horta do Avó e do Neto”, com a participação das crianças e dos idosos.
Posteriormente, algumas crianças levaram os pais o verem as árvores  plantadas.

Esperamos que cresçam depressa e saudáveis….

#1arvoreparasi

 

Confira as fotografias deste dia na respetiva galeria.

Voltar