X

Área Privada


Notícias

Abril na Obra Diocesana
2016-04-01

Em abril, a Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) continuou a celebração d’ “A Alegria na nossa Missão”. Dando seguimento ao espírito de partilha e rotatividade pelos estabelecimentos da Instituição, as atividades deste mês foram da responsabilidade do Centro Social de Rainha D. Leonor.

Logo no primeiro dia do mês, a ODPS participou na iniciativa "Se tem um jardim, temos uma árvore para si". Este programa, desenvolvido pela Câmara Municipal do Porto (CMP), tem como objetivo principal a criação de mais espaços verdes na cidade. Representantes dos Centros Sociais do Carriçal, da Pasteleira, do Regado, de São João de Deus e de São Tomé deslocaram-se à Quinta do Covelo, tendo recebido dezenas de espécimes de árvores e arbustos endémicos e características da região. No final do evento, estes foram transportadas para cada Centro Social, onde, num espírito de intergeracionalidade, foram plantados e cuidados pelas crianças e idosos.

Nesse mesmo dia, e também a 15 de abril, as crianças da sala dos 5 anos e do ATL realizaram atividades de culinária, confecionando diversas guloseimas, que posteriormente distribuíram aos nossos idosos do Serviço de Apoio Domiciliário, no âmbito de visitas às suas habitações.

A 11 de abril aconteceu a “Hora do Conto”, com a participação de uma equipa do Pelouro do Ambiente da CMP.

A segunda edição anual da Dádiva de Sangue na Instituição decorreu no dia 19. Intitulada “Vida Pelas Vidas”, esta atividade contou com o apoio técnico do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

No dia 21 realizou-se uma atividade direcionada para os utentes da terceira idade, com um passeio a Braga e a Esposende. Esta iniciativa, repleta de alegria e convívio, pretendeu levar os nossos idosos a redescobrir as belezas do Minho.

A “Hora do Conto” continuou também nesse dia, com uma deslocação das crianças à Quinta do Covelo.

A 27 de abril concretizou-se “Um Gesto de Amor”, uma atividade dirigida a cidadãos em situações de isolamento social, com precaridades económicas e a famílias que exponham carências a nível alimentar. Esta iniciativa permitiu oferecer uma refeição a estas pessoas.

A finalizar o mês, no dia 29, o auditório do Centro Social da Pasteleira acolheu a primeira edição do evento “Danças com Vida”, o qual proporcionou uma animada tarde dançante aos nossos seniores.

Paralelamente a todas estas iniciativas, decorreram outras inseridas no projeto “Tempo e Vida Ativa”, das quais são de salientar a “Horta do Avô e do Neto”, as “Aulas de Motricidade” e a criação de um livro subordinado ao tema “Liberdade”. De igual modo, ao longo do mês, em todos os Centros Sociais da ODPS, desenvolveram-se “Os Afetos Numa Solidariedade Dinâmica” – tema do Projeto Educativo da Instituição.

Voltar