X

Área Privada


Notícias

Fevereiro na Obra Diocesana
2016-02-01

No mês de fevereiro, a Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) prosseguiu a celebração d’ “A Alegria na nossa Missão”. Dando seguimento ao espírito de partilha e rotatividade pelos estabelecimentos da Instituição, as atividades deste mês foram da responsabilidade dos Centros Sociais do Carriçal e de São Tomé.

O mês começou com “Um Gesto de Amor”. Uma atividade dirigida a cidadãos em situações de isolamento social, com precaridades económicas e a famílias que exponham carências a nível alimentar. Esta iniciativa permitiu oferecer uma refeição a estas pessoas.

No dia 5, num bonito dia de sol, os utentes da Obra Diocesana distribuíram sorrisos, abraços, carinhos, beijinhos e alegria, em três cortejos carnavalescos pelas ruas da cidade do Porto, com o tema “Afetos à Solta”. Todos estavam empenhados e vaidosos, ao exibir as suas fatiotas criadas pelos próprios idosos, crianças e colaboradores.

No dia 8 a ODPS comemorou o seu quinquagésimo segundo aniversário. Nesse dia decorreram duas Celebrações Eucarísticas em simultâneo, às 11 horas, destinadas aos seniores e crianças da Instituição. Na Igreja da Pasteleira a missa foi presidida pelo Padre Domingos Oliveira. Na zona oriental da cidade, o aniversário da Instituição comemorou-se na Igreja da Senhora do Calvário, tendo a missa sido celebrada pelo Cónego Fernando Milheiro Leite. Seguiu-se um almoço-convívio em todos os Centros Sociais.

A 10 de fevereiro, o Centro Social do Carriçal organizou uma Dádiva de Sangue. Denominada “Vida Pelas Vidas”, esta atividade contou com o apoio técnico do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

No dia 18, contámos com uma atividade direcionada para os utentes da terceira idade, com um passeio a Arouca e à Serra da Freita. Esta iniciativa, plena de convívio e alegria, pretendeu levar os nossos idosos a redescobrir as belezas naturais do país.

Entre os dias 22 e 26 as nossas crianças deslocaram-se ao parque de diversões “PlayCenter”, em Avintes. No espaço envolvente, rodeado de uma imensa mancha verde, existiam várias áreas de animação onde os mais novos disfrutaram de diversas atividades, designadamente os insufláveis e os trampolins. Foi uma experiência que tão cedo não esquecerão.

Já no final do mês, no dia 26, decorreu, no Centro Social de São Tomé, o “Lanche da Memória”, uma atividade direcionada para os utentes da terceira idade. O “lanche” começou com um pensamento recolhido pelas crianças do CATL, seguido de uma palestra orientada pelo nosso psicólogo, Dr. Ricardo Azevedo, que teve como tema “Cuidadores dos Doentes de Alzheimer”.

Posteriormente, inaugurou-se uma exposição de relíquias antigas, materiais trazidos pelos utentes e colaboradores, e que permitiu uma viagem ao passado, com recordações de outros tempos já vividos.

Por fim, e no último dia deste fevereiro em ano bissexto, as crianças do Carriçal deslocaram-se em passeio ao “Lugar dos Afetos”, um inovador parque temático em Aveiro.

Paralelamente a todas estas iniciativas, decorreram outras inseridas no projeto “Tempo e Vida Ativa”, das quais são de salientar a “Horta do Avô e do Neto”, a “Hora do Conto”, o “Dia da Culinária” e as “Aulas de Motricidade”. De igual modo, ao longo do mês, em todos os Centros Sociais da ODPS, desenvolveram-se “Os Afetos Numa Solidariedade Dinâmica” – tema do Projeto Educativo da Instituição.

 

Voltar