X

Área Privada


Notícias

Março na Obra Diocesana
2015-03-01

"A Alegria na nossa Missão" manteve-se viva na Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) ao longo do terceiro mês deste ano. Em Março, a concretização das atividades previstas ficou a cargo do Centro Social do Cerco do Porto.

O mês começou com uma iniciativa direcionada para os clientes da terceira idade, com um passeio sénior a Viana do Castelo e Valença, no dia 5 de Março.

No dia 13 de Março o polivalente do Centro Social do Cerco do Porto foi palco de um alegre musical, a cargo do grupo de música popular portuguesa "Serões da Aldeia". Este evento ficou também marcado pela estreia da tuna infantil do Cerco do Porto, batizada "A Obra a Crescer".

A 14 de Março contámos com uma atividade de carater solidário, por via de um espetáculo da tuna "Gestrintuna", destinado aos clientes da ODPS, e que teve também como objetivo a angariação de alimentos para a iniciativa "Um Gesto de Amor", que se viria a realizar no final do mês.

Das cinco recolhas de sangue previstas realizar ao longo de 2015 na ODPS, o Centro Social do Cerco do Porto acolheu a segunda edição desta ação solidária no dia 17. Denominada "Vida Pelas Vidas", esta atividade contou, uma vez mais, com o apoio do Instituto Português de Sangue e da Transplantação.

Ao meio do mês, no dia 19, realizou-se a primeira edição do "Danças com Vida", com baile e animação a cargo do vocalista do grupo "Albatroz", destinada aos seniores da ODPS. Nesta tarde cruzaram-se enormes momentos de alegria e inúmeras músicas, que ajudaram a celebrar também o Dia do Pai.

No dia seguinte, os clientes da terceira idade do Centro Social do Cerco do Porto tiveram mais um passeio, desta feita à belíssima cidade de Aveiro. Aí puderam usufruir das vistas panorâmicas que a Ria lhes proporcionou, bem como adoçar o dia com as saborosas sobremesas tradicionais.

A terceira edição da Palestra da Saúde ocorreu a 23 de Março, subordinada ao tema "Osteoporose – Cuide dos seus Ossos". Esta atividade contou com a presença da Associação Portuguesa de Osteoporose.

Em todos os Centros Sociais da Instituição, no dia 24 de Março, decorreu a "Partilha do Pão", alusiva ao tempo quaresmal que se vivia naquela altura.

Os dias 26 e 27 de Março foram o ponto alto deste mês. Os nossos clientes da resposta social de CATL puderam disfrutar de dois dias muito bem passados. Esta atividade consistiu numa aventura na Quinta da Fonte Quente, unidade de turismo social da APPACDM de Coimbra, localizada na Tocha, em pleno Litoral Centro e na confluência da floresta e do mar. No espaço envolvente, rodeado de um imenso património florestal, as nossas crianças envolveram-se em várias animações, tais como, parque aventura, campo de areia, desportos radicais, campo polidesportivo, minigolfe, campo de jogos tradicionais, entre outras. Foi, sem dúvida, uma atividade que estas crianças tão cedo não esquecerão.

Por fim, no último dia de Março decorreu a edição mensal de "Um Gesto de Amor". Dirigida à população mais carenciada na comunidade, esta iniciativa permitiu oferecer uma refeição quente a estas pessoas. Assente nos pilares da partilha e da solidariedade, os colaboradores do Centro Social do Cerco do Porto aconchegaram aqueles que mais precisam.

Tal como nos restantes meses, e paralelamente a estas iniciativas, decorreram outras inseridas no projeto "Tempo e Vida Ativa", das quais são de salientar a "Horta do Avô e do Neto", a "Hora do Conto", o "Dia da Culinária" e as "Aulas de Motricidade".

Voltar