X

Área Privada


Notícias

Fevereiro na Obra Diocesana
2017-02-01

No mês de fevereiro a Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) prosseguiu com a comemoração do lema “Acolher e Servir no Amor”. Dando seguimento ao espírito de partilha e rotatividade pelos estabelecimentos da Instituição, as atividades deste mês foram da responsabilidade do Centro Social da Pasteleira.

O mês começou com um conjunto de visitas ao Museu do Vinho do Porto, ação que constituiu o segundo módulo da iniciativa “Atividades Seniores: Museus”. Nesse contexto, entre os dias 3 e 14 de fevereiro, cerca de 120 seniores da Instituição visitaram este museu, que está instalado num belo edifício setecentista nas margens do Rio Douro. Com esta visita ficaram a conhecer a história e a importância do comércio do vinho do Porto no desenvolvimento da cidade, através de painéis e postos de multimédia que ilustram todas as atividades comerciais, a região vinhateira, a linha férrea do Douro, os barcos rabelos e as evoluções existentes nas garrafas de vinho ao longo dos tempos.

No dia 6 houve uma grande comemoração na Obra Diocesana – festejou-se o seu 53.º aniversário.

Nesse dia decorreram duas Celebrações Eucarísticas em simultâneo, às 11 horas, destinadas aos idosos e crianças da ODPS. Na Igreja da Pasteleira reuniram-se os Centros Sociais de Fonte da Moura, da Pasteleira, de Pinheiro Torres e de Rainha D. Leonor. A missa foi presidida pelo Padre Domingos Oliveira. Na zona oriental da cidade, o aniversário da Instituição comemorou-se na Igreja da Senhora do Calvário, onde se juntaram os Centros Sociais do Carriçal, do Cerco do Porto, do Lagarteiro, de Machado Vaz, do Regado, de São João de Deus, de São Roque da Lameira e de São Tomé, tendo a missa sido celebrada pelo Cónego Fernando Milheiro Leite. Após as celebrações, seguiu-se um almoço-convívio em todos os Centros Sociais da Instituição.

À semelhança do mês anterior, a ODPS apresentou neste mês o segundo módulo da atividade “Aprender Com a Obra: Transportes e Comunicações”. Assim, entre os dias 10 e 21 de fevereiro, cerca de 180 crianças das salas dos 3 anos visitaram o Aeroporto do Porto (onde percorreram um percurso representativo de um passageiro no terminal), o Porto de Leixões e o Museu do Carro Elétrico (onde esteve também incluída uma viagem no elétrico histórico entre Massarelos e o Passeio Alegre).

No dia 16 contámos com uma atividade direcionada para os nossos utentes da terceira idade – um sarau cultural. Esta iniciativa realizou-se no salão polivalente do Centro Social da Pasteleira e contou com a atuação do Grupo de Cavaquinhos da Segurança Social. Foi uma tarde recreativa e cultural, repleta de dança e bom ritmo.

Já no final do mês, no dia 24, tivemos um evento que quer as nossas crianças, quer os nossos idosos adoram – o Carnaval. Como tal, a ODPS não podia de deixar o celebrar. Nesse espírito, encheu de cor, brilho e animação as ruas do Porto com um cortejo carnavalesco. O desfile deste ano teve como tema “O Feiticeiro D’Oz” e decorreu em três polos distintos da cidade.

Paralelamente a todas estas iniciativas, decorreram outras inseridas no projeto “Tempo e Vida Ativa”, das quais são de salientar os “Momentos do Avô e do Neto”, o “Dia da Culinária” e as “Aulas de Alfabetização”.

Voltar