X

Área Privada


Notícias

Natal Solidário ODPS
2015-12-15

Durante todo o ano de 2015, a Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) orientou o seu plano de atividades sob o lema "A Alegria na nossa Missão". Ao longo dos vários meses, uma vez por mês, aconteceu uma iniciativa designada "Gesto de Amor". Esta foi dirigida às pessoas em situações de isolamento social, com precaridades económicas e a famílias que demonstravam carências a nível alimentar. Tratavam-se de elementos das comunidades envolventes dos doze Centros Social da ODPS, que, no entanto, não eram nossos utentes. O "Gesto de Amor" permitiu oferecer uma refeição a estas pessoas. Foi sempre preparado pelos colaboradores de cada Centro Social, muitas vezes recorrendo a donativos diversos (ao estilo "sopa da pedra"), celebrando-se assim a solidariedade e partilha, por via da confeção e distribuição de uma refeição que aconchegou aqueles que mais necessitavam, mitigando as fragilidades desta população.

Em Janeiro, esta iniciativa ficou a cargo do Centro Social de São João de Deus. Em Fevereiro, foi da responsabilidade do Centro Social de Rainha D. Leonor. No mês de Março foi preparada pelo Centro Social do Cerco do Porto. O Centro Social da Pasteleira foi responsável pelo mês de Abril. Seguiu-se, em Maio, o Centro Social de Pinheiro Torres. Em Junho foi a vez do Centro Social de Fonte da Moura que, em Julho, passou o testemunho aos Centros Sociais do Carriçal e São Tomé. Já em Setembro, a organização ficou a cargo do Centro Social do Regado. Em Outubro este compromisso foi assegurado pelos Centros Sociais de Machado Vaz e de São Roque da Lameira. O Centro Social do Lagarteiro, já em Novembro, culminou esta ronda por todos os Centros Sociais da Instituição.

Assim, no passado dia 15 de Dezembro, todos se voltaram a unir em prol deste projeto. Os doze Centros Sociais, em simultâneo, comemoraram o Natal Solidário da Obra Diocesana de Promoção Social, naquela que foi uma edição alargada da iniciativa "Gesto de Amor", e que decorreu num mês especialmente simbólico para todos. Uma vez mais, a Instituição, foi ao encontro da sua missão de ação social, que procurou suprir as necessidades da população mais carenciada da cidade do Porto, oferecendo-lhes uma refeição quente, que foi servida num espírito de fraternidade e harmonia.

 

Confira as fotografias deste dia na respetiva galeria

Voltar