X

Área Privada


Notícias

Maio na Obra Diocesana
2016-05-01

Maio, o mês de Maria, é sempre vivido com plena espiritualidade na Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS). Precisamente sob este lema, continuou a celebração d’ “A Alegria na nossa Missão”. No âmbito do esquema de atribuir um mês a cada Centro Social da Instituição, as atividades deste mês ficaram a cargo do Centro Social da Pasteleira.

Logo no início, a dia 2, comemorou-se o Dia da Mãe, com um teatro de fantoches intitulado “A Cinderela”. Esta atividade destinou-se aos utentes da infância.

No dia seguinte, decorreu uma ação de prevenção rodoviária – “Pequenada ao Volante” – que contou com a participação da unidade Escola Segura da Polícia de Segurança Pública.

Os dias 9 e 10 tiveram um caráter mais lúdico, com a “Hora do Conto” (em a colaboração com a contadora de histórias Inácia Cruz), bem como a realização de diversas oficinas nos jardins da Fundação de Serralves.

Ainda no dia 10, foi a vez dos utentes da terceira idade celebrarem o Dia da Mãe, assistindo à apresentação da peça de teatro “Casado à Força”, interpretada pelo Grupo de Teatro da Academia Jorge de Sena.

A 11 de maio decorreu uma ação lúdica sobre alimentação infantil, destinada às crianças do pré-escolar.

Um dia depois, celebrou-se, em toda a Instituição, o “Terço ao Vivo”. No Centro Social da Pasteleira aconteceu ainda a abertura de uma exposição de pintura do artista José Eduardo, utente da Obra Diocesana.

No dia 16, festejou-se o Dia da Família com um picnic em que participaram os familiares das crianças, e com duas palestras a cargo da Dr.ª Filomena Pias (Nutricionista) e da Dr.ª Cláudia Pedrosa (Fisioterapeuta).

O ponto alto do mês aconteceu no dia 19. Nessa data, mais de 220 idosos e colaboradores reformados da Instituição rumaram, em peregrinação, a Fátima. Nesse dia tão especial e simbólico, assistiram à celebração eucarística na Igreja da Santíssima Trindade. Seguiu-se um almoço-convívio no Restaurante D. Nuno, repleto de satisfação, partilha e afeição.

A terceira edição anual do Musical ODPS decorreu no dia 27, com a participação do grupo “Ecos de Coimbra”, que entoou diversos fados típicos da “cidade dos estudantes”, para alegria de todos os seniores presentes.

Por fim, no último dia do mês, concretizou-se “Um Gesto de Amor”, uma atividade dirigida a cidadãos em situações de isolamento social, com precaridades económicas e a famílias que exponham carências a nível alimentar. Esta iniciativa permitiu oferecer uma refeição a estas pessoas.

Em simultâneo a estas iniciativas, decorreram outras inseridas no projeto “Tempo e Vida Ativa”, das quais são de salientar a “Horta do Avô e do Neto”; o “Dia da Culinária” e as “Aulas de Motricidade”. De igual modo, ao longo do mês, em todos os Centros Sociais da ODPS, desenvolveram-se “Os Afetos Numa Solidariedade Dinâmica” – tema do Projeto Educativo da Instituição.

 

Voltar