X

Área Privada


Notícias

Janeiro na Obra Diocesana
2017-01-01

Em 2017 vive-se o 53.º ano da história da Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS). Como em anos anteriores, todas as atividades mensais foram cuidadosamente programadas, sendo que cada Centro Social da Instituição ficará responsável pela sua dinamização. O tema mobilizador deste ano é “Acolher e Servir no Amor”. Assim, as iniciativas do mês de janeiro foram promovidas pelo Centro Social de Rainha D. Leonor.

No dia 5 de janeiro, a EDP e o futebolista Éder, tiveram um gesto de generosidade e partilha para com a Obra Diocesana e todas as crianças do ATL do Centro Social de Fonte da Moura. Foi uma tarde de entusiasmo, magia, emoção e muita alegria, que ficará para sempre na memória das 51 crianças que assistiram à chegada dos “Reis Magos”, à mensagem personalizada do Éder e à gentil oferta de bolas de futebol, peluches e livros. Estes são gestos de cooperação e de dádiva que aquecem os corações das nossas crianças, mas também de todos aqueles que trabalham em prol da população mais carenciada da cidade do Porto, no quotidiano da ação social realizada pela ODPS.

Dia 6, chegou o cantar das janeiras, uma antiga tradição portuguesa que consiste no cantar de músicas pelas ruas, anunciando o nascimento de Jesus. Como tal, o Centro Social de Rainha D. Leonor não falhou com esta tradição e preparou uma surpresa para o Conselho de Administração da Obra Diocesana de Promoção Social e colaboradores dos Serviços Centrais. Visitaram também o Armazém e a Lavandaria Central da Instituição. Os meninos da sala dos 4/5 anos trouxeram consigo várias músicas alusivas a esta época, que cativaram e deliciaram todos os presentes.

Ao longo do mês de janeiro, a Obra Diocesana organizou um conjunto de visitas ao Paço Episcopal do Porto e ao Palácio da Bolsa. Ambas as atividades constituíram o 1º módulo da iniciativa “Aprender com a Obra: Monumentos" (para a infância) e “Atividades Seniores: Monumentos" (para a terceira idade). Assim, entre os dias 9 e 30 de janeiro, cerca de 150 crianças das salas dos 5 anos e mais de 110 idosos visitaram estes dois monumentos emblemáticos da cidade do Porto.

A primeira edição de 2017 da Dádiva de Sangue na Instituição decorreu no dia 18. Intitulada “Vida Pelas Vidas”, esta atividade contou com o apoio técnico do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Por fim, no dia 27, os idosos da Instituição tiveram uma atividade que muito apreciam. Foi realizado no salão polivalente do Centro Social da Pasteleira um torneio amigável de jogos de salão – sueca, damas e dominó. Constituiu-se como uma tarde de muita animação, alegria e convívio para todos os presentes.

No âmbito do projeto “Tempo e Vida Ativa”, decorreram em paralelo outras iniciativas, ao longo do mês, das quais se destacam os “Momentos do Avô e do Neto”, o “Dia da Culinária” e as “Aulas de Alfabetização”.

Voltar