X

Área Privada


Notícias

Janeiro na Obra Diocesana
2016-01-01

“Ano Novo, Vida Nova”! Em 2016 vive-se o 52.º ano na história da Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS). Tal como nos últimos anos, todas as atividades mensais foram cuidadosamente programadas, sendo que cada Centro Social da Instituição ficará responsável pela sua dinamização. À semelhança de 2015, o tema mobilizador continuará a ser “A Alegria na nossa Missão”.

Assim, as iniciativas do mês de Janeiro foram promovidas pelo Centro Social de Pinheiro Torres.

No dia 9 de janeiro, no Auditório da Casa Diocesana – Seminário de Vilar, teve lugar um importante evento para a Instituição: a Reunião Geral de Colaboradores. Nesta tarde de trabalho, o Conselho de Administração reuniu com os colaboradores, sob o lema “Ano Novo, Espectativa de Esperança”. Os valores da Transparência, Responsabilidade, Empenhamento e Personalização guiaram a agenda. Foi um momento de reflexão sobre a situação atual da Instituição e de perspetivar o seu futuro.

O primeiro Musical ODPS deste ano, dirigido aos seniores, foi realizado no dia 13 de janeiro. Foi uma tarde de grande diversão e convívio, ao som das mais belas melodias do Grupo Musical do Rotary Clube Matosinhos.

Nos dias 21 e 22 de janeiro, o Centro Social da Pasteleira recebeu os utentes das respostas sociais de terceira idade de todos os restantes Centros Sociais para um Torneio de Boccia. Foram dois dias de pura animação e salutar desportivismo, neste jogo que tanto é adorado pelos nossos seniores. Não havendo vencedores, nem vencidos, ainda assim, o primeiro lugar foi conquistado por uma equipa do Centro Social do Regado.

Já no final do mês, o Centro Social de Pinheiro Torres, organizou uma atividade já muito conhecida na Obra Diocesana – “Um Gesto de Amor”. Esta é uma incitativa plena de amor e de partilha, em que os colaboradores, em parceria com os idosos, confecionaram vários alimentos, que posteriormente serviram à população carenciada referenciada na comunidade.

Ao longo do mês, em todos os Centros Sociais da ODPS, desenvolveram-se “Os Afetos Numa Solidariedade Dinâmica” – tema do Projeto Educativo da Instituição.

Paralelamente a todas estas iniciativas, decorreram outras inseridas no projeto "Tempo e Vida Ativa", das quais se destacam a "Horta do Avô e do Neto" (onde as crianças e os idosos, em plena intergeracionalidade, semearam e cuidaram de várias plantações de espécies vegetais); o "Dia da Culinária" (em que as crianças confecionaram bolos ou outras doçarias que posteriormente distribuíram aos utentes do Serviço de Apoio Domiciliário); as "Aulas de Motricidade" (sessões de estimulação física e motora com os seniores); e a "Hora do Conto" (que permitiu ao mais idosos contarem variadas e alucinantes histórias aos utentes da infância).

Voltar