X

Área Privada


Notícias

Julho na Obra Diocesana
2016-07-01

Em julho, a Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) continuou a celebração d’ “A Alegria na nossa Missão”. Dando seguimento ao espírito de partilha e rotatividade pelos estabelecimentos da Instituição, as atividades deste mês foram da responsabilidade do Centro Social do Regado.

O mês iniciou-se, logo no dia 2, com uma atividade inovadora – o Arraial Solidário – onde a solidariedade se entrecruzou com o espírito de festa. Foi um dia recheado de júbilo, convívio, partilha e muita animação. O sorriso e a boa disposição transpareceu ao longo de todo o dia a todos os que participaram nesta atividade. Além das barraquinhas com “comes & bebes”, tivemos a participação da “Obra a Rufar”, da “Marcha do Regado”, da “Batucada Radical”, uma pequena atuação das crianças do Pré-escolar e CATL e ainda a animação de Nuno Albatroz.

Entre os dias 4 e 29 de Julho a Obra Diocesana de Promoção Social proporcionou a cerca de 400 crianças do Pré-escolar e CATL maravilhosos dias de pura adrenalina, diversão e confraternização.

Em parceria com o Grupo Múltipla Escolha, realizou-se a edição anual das “Férias com Obra”. Proporcionámos a estas crianças variadas atividades, nomeadamente, equitação, ciência divertida, Zumba Kids, insufláveis, “water wars”, atividades radicais, dias praia, surf, e muito mais… É certo que estes dias ficaram gravados para sempre nas memórias e corações destas crianças.

No dia 7, realizou-se a quarta edição da Dádiva de Sangue. Denominada “Vida pelas Vidas”, esta atividade contou, uma vez mais, com colaboração do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Nos dias 12 e 13 houve uma saudável competição de Boccia entre os idosos dos diversos Centros Sociais da Instituição. Este torneio realizou-se nos Centros Sociais do Cerco do Porto e da Pasteleira. Foram dois dias de puro desporto, alegria e confraternização, num jogo que tanto agrada os nossos seniores.

A 21 de julho, o Centro Social do Regado organizou uma atividade de caracter solidário, denominada por “Gesto de Amor”. Dirigida à população mais carenciada da comunidade, esta iniciativa permitiu oferecer uma refeição quente a estas pessoas. Num espírito de total partilha e solidariedade, os colaboradores confecionaram vários alimentos que aconchegaram aqueles que mais precisam.

No Dia dos Avós – celebrado anualmente a 26 de julho –, decorreu uma tarde de familiaridade dirigida aos utentes da terceira idade para festejarem este seu dia. Esta atividade teve lugar no arborizado espaço exterior do Centro Social do Regado. Para encantar e fascinar os presentes, a animação desta tarde ficou a cargo do grupo de bombos “Os Briosos de Águas Santas” e da tuna sénior “Setentona” do Centro de Apoio à Terceira Idade de São Mamede de Infesta. Houve também uma atuação das crianças, nomeadamente das valências do Pré-Escolar e do CATL.

Já fora deste mês, a 15 de agosto, decorreu uma atividade digna de registo. O grupo de percussão “A Obra a Rufar” da ODPS foi convidado pela comissão de festas da Paróquia da Nossa Senhora do Calvário para acompanhar a procissão que se realizou nesse dia. A participação do grupo foi elogiada pela dedicação e entusiasmo que as nossas crianças demonstraram ao longo do trajeto.

Tal como em meses anteriores, decorreram em paralelo outras iniciativas, inseridas no projeto “Tempo e Vida Ativa”, das quais se destacam a “Hora do Conto”, a “Horta do Avô e do Neto”. De igual modo, ao longo do mês, em todos os Centros Sociais da ODPS, desenvolveram-se “Os Afetos Numa Solidariedade Dinâmica” – tema do Projeto Educativo da Instituição.

Voltar