X

Área Privada


Notícias

Mês de Outubro em Machado Vaz

Dia1- Comemoração do Dia Internacional do Idoso
Como é habitual nesta data, tivemos às 11H00 Eucaristia na Nossa Sra. do Calvário, oramos pelos nossos idosos, crianças e famílias e por todos aqueles que cuidam da nossa comunidade, para que vivamos em maior fraternidade e alegria.
Depois realizamos um almoço convívio e tarde de animação com cantorias e dançares, e a sempre querida visita das nossas crianças do C.S.S. Roque, que nos presentearam com uma cantiga coreografada e um lindo alfinete de peito para cada utente, Objetivo concretizado: um dia de Festa repleto de amor e alegria.

Dia 4- Comemoração do Dia Mundial do Sorriso
Aproveitamos esta data para realizar uma sessão de humor, em que todos tiveram oportunidade de demonstrar as suas aptidões a contar anedotas ( até as mais picantes foram permitidas), foi uma tarde cheia de risadas e gargalhadas. Objetivo cumprido: todos os Séniores foram para casa com um sorriso.

Dia 9- Atuação do «Grupo de Violas» da Casa do Povo de Sta. Barbara- Ilha Terceira- Açores, no C.S. Cerco do Porto
«Uma Maravilha!» - comentavam os que tiveram oportunidade de assistir a este espetáculo. Um grupo de bons cantadores e excelentes tocadores e o reportório não podia ser melhor: as cantigas tradicionais tão apreciadas pelos nossos Séniores. Foi uma tarde de grande animação.

Dia 16- Dia Mundial da Alimentação
Mais uma vez aproveitamos esta data, para sensibilizar os nossos utentes, para a importância de uma alimentação saudável para uma vida com mais qualidade. A importância do consumo de bastante água, fazer varias refeições leves ao dia, e alertar para a nocividade de determinados ingredientes. Como o sal, o açúcar e os refrigerantes.

Dia 24- Passeio Sénior a Valença e Vila Nova de Cerveira
Os Séniores participantes regressaram muito satisfeitos, disseram que foi um passeio muito bonito, o almoço «um espetáculo», e ainda tiveram oportunidade de experimentar o licor «Hidromel», que adoraram. «Valeu mesmo a pena»-foi o comentário mais pronunciado.

Dia 28- Comemoração do Dia da Animação
Neste dia, juntamos o útil ao agradável, como também se aproximava o Halloween, realizamos um jogo de dinâmica de grupo: «A teia», no qual todos participaram, ate os mais limitados, um novelo de lã foi sendo passado por todos de forma aleatória, e todos tinham de segurar a ponta da lã, no final prendemos as várias pontas ao teto e assim conseguimos realizar a nossa teia. Depois entretivemos nos a dependurar as aranhas anteriormente realizadas. Foi um jogo de grupo bem animado.

Dia 31- Comemoração do Halloween
Para além da decoração realizada antecipadamente com os nossos utentes: aranhas dependuradas nas teias, morcegos, aboboras com velas para enfeitarem as mesas.
No Dia de Halloween realizamos o ritual da «Queimada», sendo que alteramos a receita: em vez do ingrediente original- aguardente, fizemos um chá de limão, cascas de cebola, canela e mel, receita natural e antiga para tratar as constipações, tão comuns nesta altura do ano.
Com as luzes apagadas, e as aboboras com as velas acesas para alumiar o espaço, os Seniores assistiram ao ritual da preparação desta «Queimada» especial, enquanto pronunciava o «Esconjuro» e no final esta «Queimada» foi partilhada por todos, que gostaram tanto que até pediram para repetir, foi uma Atividade bem divertida.

Voltar