X

Área Privada


Notícias

Sua Excelência O Presidente da República visitou a Obra Diocesana
2016-03-11

 

No terceiro dia das cerimónias de tomada de posse, 11 de março, Sua Excelência O Presidente da República visitou a cidade do Porto. Depois de uma receção nos Paços do Concelho, de um almoço com personalidades da cidade e de uma visita à Galeria Municipal, o Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa rumou ao Bairro do Cerco do Porto, um dos maiores da cidade, onde habitam mais de 2000 pessoas. Logo à chegada foi acolhido por centenas de populares que fizeram questão de cumprimentar a figura mais importante do Estado Português. Seguiu-se um espetáculo de hip-hop pelo grupo OUPA (constituído por jovens residentes no bairro), onde, no final, o Presidente da República improvisou um pequeno rap.

Depois de todos estes momentos, decorreu a visita ao infantário do Centro Social do Cerco do Porto da Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS). Foi mais um momento alto na história da Instituição, que a todos – órgãos sociais, colaboradores e utentes – encheu de honra.

A visita foi liderada pelo Presidente do Conselho de Administração da ODPS, Senhor Américo Ribeiro, tendo o Presidente da República sido acompanhado por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos; pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira; e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Senhor Ernesto Santos.

No local estavam presentes quase trezentas crianças e idosos, quer deste Centro Social, quer dos Centros Sociais mais próximos, designadamente do Lagarteiro, Machado Vaz e São Roque da Lameira. O entusiasmo e a alegria com que receberam o Presidente da República foi contagiante. O Senhor Américo Ribeiro começou por apresentar os restantes membros dos órgãos sociais da Instituição ao Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. Seguiu-se a sua intervenção de boas-vindas. Começou por lembrar que tinha sido precisamente naquele local, naquela bairro da cidade, que, há 52 anos atrás, tinha nascido a ODPS. Salientou que este foi o primeiro dos doze Centros Sociais que atualmente a Instituição tem espalhados pela cidade do Porto. De igual modo, lembrou o Patrono da ODPS – Sua Excelência Reverendíssima D. António Francisco dos Santos –, assim como as obras de requalificação que aquele edifício foi alvo, no âmbito do protocolo estabelecido com a Câmara Municipal do Porto, que sempre “manifestou uma incansável dedicação e grande sensibilidade por esta causa”. Frisou que o trabalho pedagógico e educativo da ODPS, no ano que decorre, se guia pelo tema “Os afetos numa Solidariedade Dinâmica”, sabendo que a temática dos afetos é particularmente cara ao Presidente da República. O Senhor Américo Ribeiro concluiu a sua intervenção destacando que “o verdadeiro dinamismo do ser humano mede-se pela frequência com que ele mesmo pensa no seu semelhante, disponibilizando tempo e espaço para ir ao seu encontro, num clima e espírito de solidariedade, experienciando a caridade!”. Desta forma, desejou a maior prosperidade para o mandato que agora começava.

Depois deste momento protocolar, o Presidente da República assistiu a algumas canções interpretadas pelos utentes – crianças e seniores. Também destes, recebeu algumas lembranças, tendo posteriormente tido a gentileza de a todos cumprimentar.

O Professor Marcelo Rebelo de Sousa teve ainda oportunidade de assinar o Livro de Honra da ODPS, onde deixou palavras de elogio à ação social promovida pela Instituição e firmou que aquele foi “um dia inesquecível no início do mandato como Presidente da República de Portugal”. Seguidamente, foi agraciado com o ex-libris da Instituição – uma imagem de Nossa Senhora em cristal –, que fez questão de partilhar com a Bispo do Porto.

Momento alto deste dia foi também o descerrar de uma placa comemorativa, onde esta visita ficou gravada para a história, com a profunda “gratidão e reconhecimento” por parte da Obra Diocesana. Houve ainda tempo para uma visita ao espaço interior das instalações do Centro Social, o qual foi amplamente elogiado.

Por volta das 16:30, o Presidente da República encerrou esta visita, despedindo-se de todos, sempre com um rasgado sorriso e uma energia invejável. Concluiu-se assim mais um importante dia na vida da ODPS, com muita alegria, orgulho e honra

 

Confira a mensagem do Presidente do Conselho Administração, Senhor Américo Ribeiro, a Sua Excelência O Presidente da República, Senhor Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa no respetivo link.

Confira as fotografias deste dia na respetiva galeria.

 

Voltar