X

Área Privada


Notícias

Outubro na Obra Diocesana
2015-10-01

No mês de Outubro, a Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) prosseguiu a celebração d’ “A Alegria na nossa Missão”. Dando seguimento ao espírito de partilha e rotatividade pelos estabelecimentos da Instituição, as atividades deste mês foram da responsabilidade dos Centros Sociais de Machado Vaz e de São Roque da Lameira.

As atividades tiveram o seu arranque logo no primeiro dia do mês, em que se comemora o Dia Internacional do Idoso. Decorreram três celebrações eucarísticas, em simultâneo, e em três polos distintos da cidade do Porto. Na Igreja Paroquial do Calvário, para os Centros Sociais do Cerco do Porto, Lagarteiro, Machado Vaz e São Roque da Lameira; na Igreja da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, para os Centros Sociais de Fonte da Moura, Pasteleira, Pinheiro Torres e Rainha D. Leonor; e, por último, na zona central da cidade, no Centro Social de São João de Deus, para os Centros Sociais do Carriçal, Regado, São João de Deus e São Tomé. Após as celebrações, seguiu-se um almoço-convívio em cada um dos Centros Sociais da ODPS.

No dia 5 de Outubro o Centro Social de São Roque da Lameira recebeu a quinta edição da Dádiva de Sangue. Denominada “Vida Pelas Vidas”, esta atividade contou, uma vez mais, com o apoio do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

A meio do mês, no dia 14, as crianças do Centro Social de São Roque da Lameira assistiram a uma palestra sobre “Alimentação Saudável e Importância do Pequeno-almoço”. Esta atividade contou com a presença da Enf.ª Vera Azevedo, Enfermeira da Instituição.

Alguns dias depois, a 20 de Outubro, este grupo de crianças teve outro dia especial, desta vez com um carácter mais lúdico. Tratou-se da atividade “Hora do Conto”, que ficou marcada pela visita do Bibliocarro (Biblioteca Itinerante Almeida Garrett).

No Centro Social do Cerco do Porto, no dia 21, realizou-se o nono musical ODPS, dirigido aos seniores da Instituição. A animação desta tarde ficou a cargo do grupo musical de Violas e Cavaquinhos da Universidade Sénior de Gondomar.

A 27 e 28 de Outubro, a Equipa de Enfermagem da ODPS organizou a segunda edição da Feira da Saúde, destinada a todos os idosos da Instituição. Cerca de 250 seniores tiveram a oportunidade de realizar diversos rastreiros, em múltiplas áreas da saúde, em parceria com várias entidades.

No penúltimo dia de Outubro, decorreu a edição mensal de “Um Gesto de Amor”. Sucedeu no Centro Social de Machado Vaz, cujas colaboradoras ofereceram um serão muito agradável às famílias carenciadas da comunidade envolvente.

Por fim, a 31 de Outubro, no âmbito das atividades do Serviço de Psicologia da ODPS, foi organizada uma palestra para cuidadores de doentes com Alzheimer ou com outras demências cognitivas. Contou com a participação da Associação Alzheimer Portugal e foi realizada no Centro Social do Cerco do Porto. Teve como destinatários os cuidadores de doentes com Alzheimer e todos aqueles que trabalham ou convivem diretamente com idosos, sob o lema “quem cuida, também precisa de ser cuidado”.

Paralelamente a todas estas iniciativas, decorreram outras inseridas no projeto “Tempo e Vida Ativa”, das quais se destacam a “Horta do Avô e do Neto”, o “Dia da Culinária” e as “Aulas de Motricidade”.

Voltar