X

Área Privada


Notícias

Março na Obra Diocesana
2017-03-01

No mês de março o lema “Acolher e Servir no Amor” continuou a sentir-se na Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS). Seguindo o esquema de atribuir um mês a cada Centro Social da Instituição, as atividades do terceiro mês do ano foram da responsabilidade do Centro Social do Lagarteiro.
Ao longo de todo o mês, decorreu o terceiro módulo da atividade “Aprender Com a Obra”, tendo como tema a “Ciência”. Nesse âmbito, entre os dias 2 e 31 de março, mais 150 crianças das salas dos 4 anos visitaram o Planetário do Porto e receberam a visita do Serviço Educativo do Pavilhão da Água. No Planetário, tiveram oportunidade de melhor compreender o Sistema Solar (Sol, planetas, cometas e asteroides), o céu noturno e como podemos usar as estrelas para nos orientarmos. Por outro lado, as atividades proporcionadas pelo Pavilhão da Água permitiram estudar “Os Estados Físicos da Água e a Flutuabilidade”, através de um conjunto de experiências divertidas, que demonstraram que a água pode assumir vários estados. De igual modo, analisou-se a classificação dos materiais de acordo com o seu comportamento na água.
Nos dias 8 e 17 comemoraram-se, respetivamente, o Dia da Mulher e o Dia do Pai. Diversas atividades alusivas a ambas as efemérides uniram crianças e idosos na sua celebração.
A 9 e 10 de março, no salão polivalente do Centro Social da Pasteleira, decorreu um Torneio de Boccia destinados aos idosos. Cerca de 50 “atletas” dos diversos Centros Sociais da Instituição participaram neste evento, que pretendeu proporcionar uma atividade física adaptada e adequada às limitações dos seniores, contribuindo assim para o aumento da vitalidade mental, física e social dos participantes, melhorando a sua qualidade de vida e desenvolvendo a sua coordenação motora e capacidade de concentração. Foram dois excelentes dias, pautados por um pleno espirito de camaradagem e fair-play.
No dia 24 realizou-se mais um Sarau Cultural Sénior. Tendo como tema a “Primavera”, o salão polivalente do Centro Social do Cerco do Porto recebeu idosos de todos os estabelecimentos da ODPS, que disfrutaram de uma alegre e divertida tarde musical, com animação a cargo das crianças do Centro Social do Lagarteiro.
Já no final do mês, nos dias 29, 30 e 31, as crianças do pré-escolar do Centro Social do Lagarteiro visitaram todos os outros espaços da Obra Diocesana. Com algumas canções, deram as boas-vindas à Primavera, alegrando assim todos aqueles que as receberam.
Paralelamente a todas estas iniciativas, decorreram outras inseridas no projeto “Tempo e Vida Ativa”, das quais são de salientar os “Momentos do Avô e do Neto”, o “Dia da Culinária” e as “Aulas de Alfabetização”.

 

Voltar