X

Área Privada


Notícias

Abril na Obra Diocesana
2015-04-01

Mais um mês se passou e "A Alegria na nossa Missão" prevaleceu na Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS). Seguindo o esquema habitual de atribuir cada mês a um Centro Social da Instituição, as atividades de Abril foram da responsabilidade do Centro Social da Pasteleira.

O mês começou com a celebração de uma Eucarística Pascal, com três celebrações a decorrerem em simultâneo, em três polos distintos da cidade do Porto, destinada a seniores, crianças do Pré-escolar e CATL. No auditório da Pasteleira (para os Centros Sociais de Fonte da Moura, Pasteleira, Pinheiro Torres e Rainha D. Leonor), presidida pelo Pe. Domingos Oliveira; na Igreja do Calvário (para os Centros Sociais do Cerco do Porto, Lagarteiro, Machado Vaz e São Roque da Lameira), presidida pelo Cón. Fernando Milheiro; e no Centro Social de São João de Deus (para os Centros Sociais do Carriçal, Regado, São João de Deus e São Tomé), presidida pelo Pe. José Augusto de Oliveira. Seguiu-se um almoço convívio em todos os Centros Sociais.

A quarta edição da Palestra da Saúde ocorreu a 7 de Abril, com o tema "Positividade – Envelhecimento Positivo". Esta atividade contou com a presença da Dr.ª Diana Cancela, psicóloga da Instituição, e ainda da Dr.ª Liliana Ribeiro e do Dr. Randdy Ferreira, ambos psicólogos e técnicos especializados na área, bem como autores do livro "Positividade – Intervenção com pessoas idosas".

No dia 13 de Abril, o Centro Social da Pasteleira recebeu a terceira edição da Dádiva de Sangue. Denominada "Vida pelas Vidas", esta atividade contou, como é hábito, com o apoio do Instituto Português de Sangue e da Transplantação.

A meio do mês, no dia 15, realizou-se um musical com animação a cargo do grupo académico da FEUP "MurchanMurchan" e a participação especial de Miguel Araújo, vocalista do grupo "Os Azeitonas".

O dia 28 de Abril foi um momento significativo deste mês. Os nossos clientes da resposta social de Pré-Escolar puderam desfrutar de um dia muito bem passado, numa visita ao Parque Biológico da Serra da Lousã. Este parque, situado em Miranda do Corvo, é dividido em duas áreas – a Quinta pedagógica e o Parque Selvagem. As nossas crianças incrementaram diversas atividades agrícolas e usufruíram de uma representação de vários animais do território nacional. Foi, sem dúvida, uma atividade inovadora, que permitiu às crianças o contato com o meio rural e com a vida selvagem, num destino que tão cedo não esquecerão e que se materializou como uma incrível oportunidade lúdica e pedagógica.

Por fim, no último dia de Abril decorreu a edição mensal de "Um Gesto de Amor". Sucedeu no Centro Social da Pasteleira, com a presença do Grupo de Cantares da Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal, que ofereceram um serão muito agradável às famílias carenciadas da nossa comunidade.

Como habitualmente acontece nos restantes meses, em simultâneo a todas estas iniciativas, decorreram outras inseridas no projeto "Tempo e Vida Ativa", das quais se destacam a "Horta do Avô e do Neto", a "Hora do Conto", o "Dia da Culinária" e as "Aulas de Motricidade".

Por fim, o mês de Abril ficou marcado por um momento histórico na vida da ODPS. A 29 de Abril, o Presidente da República assinalou o Dia Europeu da Solidariedade e Cooperação entre Gerações com uma cerimónia na qual distinguiu um conjunto de personalidades e de instituições cujo trabalho em prol dos mais frágeis da sociedade tem sido fundamental para a coesão social no nosso país. Nesse contexto, a Obra Diocesana de Promoção Social foi distinguida com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito. De igual modo, o Pe. Lino da Silva Maia, Presidente da CNIS e Assistente Eclesiástico da Instituição, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.

Voltar