X

Área Privada


Notícias

Março na Obra Diocesana
2016-03-01

No mês de março o lema “A Alegria na nossa Missão” continuou a sentir-se na Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS). Seguindo o esquema de atribuir um mês a cada Centro Social da Instituição, as atividades do terceiro mês do ano foram da responsabilidade do Centro Social de São João de Deus.

Logo no dia 1, realizou-se um espetáculo musical na Casa da Música, intitulado “O Mágico Eli”, direcionado aos clientes do pré-escolar.

O Dia da Mulher, a 8 de março, foi vivido com muita alegria e entusiasmo pelas crianças do Centro Social de São João de Deus. Estas elaboraram uma lembrança relativa ao tema “Mulher” e ofereceram uma flor a cada Mãe.

No dia 11 a ODPS teve mais um momento alto – a visita de Sua Excelência O Presidente da Republica à Instituição, concretamente ao Centro Social do Cerco do Porto. A visita foi liderada pelo Presidente do Conselho de Administração da ODPS, Senhor Américo Ribeiro, tendo o Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa sido acompanhado também por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos; pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira; e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Senhor Ernesto Santos. No local estiveram presentes quase trezentas crianças e idosos, quer deste Centro Social, quer dos Centros Sociais mais próximos, nomeadamente do Lagarteiro, Machado Vaz e São Roque da Lameira. A exaltação e o júbilo com que receberam o Presidente da República foi contagiante.(Sobre esta visita, conferir notícia mais detalhada já publicada na Voz Portucalense de 16 de março).

Ainda no dia 11, a ODPS pode contar com mais uma atividade, desta feita no Centro Social de São João de Deus, onde decorreu a edição mensal do “Gesto de Amor”. Esta iniciativa permitiu oferecer uma refeição a cidadãos em situações de isolamento social, com precaridades económicas e a famílias que exponham carências a nível alimentar.

A meio do mês, no dia 15, o polivalente do Centro Social do Cerco do Porto encheu-se de alegria com mais um evento musical. Para deliciar e cativar os presentes, a animação ficou a cargo do vocalista Luigi Ferreira, que todos entusiasmou, numa tarde plena de dança e convívio.

No dia 18, aconteceu a “Partilha do Pão”, uma cerimónia de bênção e partilha do Pão, que decorreu na Capela de Rebordões, e onde as crianças cantaram músicas alusivas a este tema.

A 21 de março, no âmbito da comemoração do Dia do Pai, realizou-se um pedi-paper com os Pais das crianças da creche e do pré-escolar, seguindo-se um lanche-convívio, que constituiu um momento de partilha singular entre pais e filhos.

Já no final da Quaresma, no dia 23, realizou-se uma Eucaristia Pascal, na Capela de Rebordões, destinada às crianças e idosos da Instituição. A missa foi presidida pelo Pe. José Diz. Foi uma bonita cerimónia, plena de partilha intergeracional. Seguiu-se um almoço-convívio em cada Centro Social da Instituição, onde não faltou o tradicional borrego assado e o doce pão-de-ló. As crianças confecionaram ainda um folar que foi distribuído pelos idosos ao longo do almoço.

Nos dias 17 e 31, decorreram sessões de formação sobre higiene oral infantil, nos Centros Sociais do Regado e do Carriçal, respetivamente. Estas destinaram-se aos pais das nossas crianças, educadoras de infância e ajudantes de ação educativa, e tiveram como objetivo sensibilizar todos estes agentes educativos para tão importante temática.

Em simultâneo a estas iniciativas, decorreram outras inseridas no projeto “Tempo e Vida Ativa”, das quais são de salientar a “Horta do Avô e do Neto”; a “Hora do Conto”; o “Dia da Culinária” e as “Aulas de Motricidade”. De igual modo, ao longo do mês, em todos os Centros Sociais da ODPS, desenvolveram-se “Os Afetos Numa Solidariedade Dinâmica” – tema do Projeto Educativo da Instituição.

 

Voltar