X

Área Privada


Notícias

Maio na Obra Diocesana
2015-05-01

No mês de Maria, o lema "A Alegria na nossa Missão" continuou a nortear as atividades da Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS). Dando seguimento ao habitual esquema, as iniciativas do quinto mês foram da responsabilidade do Centro Social de Pinheiro Torres.

O mês iniciou-se com a atividade a "Horta do Avô e do Neto", dia 4 de Maio, nos amplos espaços verdes da Quinta do Covelo.

A 12 de Maio unimo-nos a Nossa Senhora de Fátima, realizando, em todos os Centros Sociais da Instituição, um Terço ao Vivo.

O quinto musical ODPS, dirigido aos seniores da Instituição, realizou-se no dia 18, com animação a cargo da Universidade de Barcelos.

No dia 20 decorreu um dos momentos altos deste mês - a Peregrinação a Fátima.

Replicando a boa experiência do ano passado, um grupo de mais de duzentos e cinquenta idosos e colaboradores reformados da Instituição deslocaram-se, em peregrinação, a Fátima. No programa deste dia tão especial constou a celebração de uma missa na Igreja da Santíssima Trindade. Após esta cerimónia religiosa foi servido um almoço-convívio repleto de partilha e alegria.

A 25 de Maio aconteceu a habitual Palestra da Saúde, desta vez tento como tema "os cuidados a ter com o calor". Esta atividade foi dinamizada pela equipa de enfermagem da Instituição. Foi uma sessão de extrema importância para os nossos idosos, pois estamos a entrar numa época do ano bastante quente, período que exige muita atenção e cuidados redobrados, uma vez que a exposição a períodos de calor intenso poderá provocar várias lesões no nosso organismo.

No dia 28 de Maio viveu-se outro momento especial - a Instituição realizou o seu nono Jantar de Beneficência, no Sheraton Porto Hotel & Spa, promovido pela Liga dos Amigos da Obra Diocesana de Promoção Social. Presidiu este evento Sua Excelência Reverendíssima D. João Lavrador, Bispo Auxiliar da Diocese do Porto.

Estiveram presentes centenas de convidados - entre amigos da ODPS, beneméritos, colaboradores e fornecedores. Todos usufruíram de uma fantástica noite de solidariedade e espírito de comunhão. (Sobre este assunto, conferir notícia mais detalhada já publicada na Voz Portucalense de 3 de Junho).

Por fim, no dia 29 de Maio decorreu a atividade "Um Gesto de Amor". Dirigida à população mais carenciada na comunidade, esta iniciativa permitiu oferecer uma refeição a estas pessoas. Os colaboradores do Centro Social de Pinheiro Torres celebraram a solidariedade e a partilha, confecionado vários alimentos que aconchegaram aqueles que mais precisam.

Tal como em todos os outros meses, em paralelo a todas as iniciativas, decorreram outras inseridas no projeto "Tempo e Vida Ativa", das quais se destacam a "Hora do Conto", o "Dia da Culinária" e as "Aulas de Motricidade".

Voltar