X

Área Privada


Notícias

Novembro na Obra Diocesana
2016-11-01

“A Alegria na nossa Missão” não diminui na Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS), nem mesmo no penúltimo mês do ano. Como habitualmente, e abraçando um sentimento de partilha e rotatividade pelos estabelecimentos da Instituição, as atividades deste mês foram da responsabilidade dos Centros Sociais de Machado Vaz e de São Roque da Lameira.

As atividades do mês começaram com os festejos do dia de São Martinho. A festa teve início nas valências da creche e do pré-escolar, que apresentaram canções, danças e poemas. Viveram-se momentos de alegria e boa disposição, ao qual não podiam faltar as castanhas. Na parte da tarde, o grupo do CATL deslocou-se à terceira idade para apresentar a história de São Martinho. As crianças vestiram-se a rigor com adereços próprios de cada personagem. Foram momentos de convívio e partilha intergeracional.

Ao longo do mês, foi lançado um desafio às equipas de todos os Centros Sociais da ODPS para que fizessem um espantalho com materiais de desperdício. Cada espantalho seria “batizado” de acordo com o tema educativo deste ano letivo – “Acolher e Servir no Amor”. Depois de todos estarem concluídos, seguiram para o Centro Social de São Roque da Lameira, onde ficaram em exposição, tendo sido visitados por crianças de todos os Centros Sociais.

Nos dias 15 e 29 decorreu o projeto “Viver Sempre”, que contemplou diversas ações de sensibilização e prevenção da violência contra os idosos.

A 16 e 23 de novembro, aconteceu um torneio do boccia entre os vários Centros Sociais da ODPS, dirigido aos respetivos seniores. O Centro Social de Machado Vaz organizou esta iniciativa, que foi disputada em duas eliminatórias, ambas realizadas no salão polivalente do Centro Social do Cerco do Porto. A disputa foi renhida, mas sempre com muito “fair-play”, o que permitiu aos nossos idosos encararam esta competição de uma forma muito saudável. A final disputou-se no dia 23 entre duas equipas do Centro Social de Machado Vaz.

No dia 28 de novembro diversos grupos de crianças deslocaram-se ao “Hospital dos Pequeninos”, no Hospital de São João, para participar numa atividade proporcionada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Esta iniciativa teve como principal objetivo desmistificar o chamado “síndrome da bata branca”, proporcionando um contato com os futuros médicos e com o ambiente hospitalar. Cada criança levou um boneco ou peluche “doente” que foi devidamente diagnosticado e encaminhado para as diferentes especialidades pelos futuros médicos. Foi um dia muito enriquecedor e vivido intensamente por todas as crianças. Para concluir, foi oferecido um lanche, assim como alguns livros relacionados com o tema.

Na tarde de dia 25, os Centros Sociais de Machado Vaz e São Roque da Lameira prepararam uma atividade de carácter solidário, denominada por “Gesto de Amor”. Dirigida à população mais carenciada da comunidade, esta iniciativa permitiu oferecer uma refeição quente a estas pessoas.

Num espírito de total partilha e solidariedade, os colaboradores prepararam vários alimentos que agasalharam aqueles que mais precisam.

Para terminar este mês da melhor forma, no dia 30, realizou-se o 5.º Musical ODPS. O cantor José Neves cativou mais de cem idosos dos diversos Centros Sociais da ODPS. Foi uma tarde de pleno convívio, diversão e dança, onde até as pessoas com mobilidade mais reduzida não resistiram a dar um pezinho de dança.

Assim como nos meses transatos, decorreram em paralelo outras iniciativas, inseridas no projeto “Tempo e Vida Ativa”, das quais se destacam a “Hora do Conto”, a “Horta do Avô e do Neto”, o “Dia da Culinária” e as “Aulas de Motricidade”.

Voltar