X

Área Privada


Notícias

Janeiro na Obra Diocesana
2015-01-01

Em 2014 a Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) comemorou o seu 50.º aniversário. 

Com toda a experiência e bons resultados obtidos ao longo desse ano, o Conselho de Administração decidiu que, em 2015, as atividades da Instituição funcionariam em moldes semelhantes – cada Centro Social ficará responsável pelas iniciativas de cada mês – este ano tendo como tema mobilizador "A Alegria na nossa Missão".

Assim, o mês de Janeiro foi dinamizado pelo Centro Social de São João de Deus.

Como primeira atividade realizou-se um Concerto de Reis, a 6 de Janeiro, para os utentes da terceira idade e infância desse mesmo Centro Social, com a participação da banda popular portuguesa "Os Boinas da Bela".

Ao longo de vários dias do mês, as crianças e idosos de São João de Deus deslocaram-se a todos os outros espaços da ODPS para cantar as Janeiras. Nos dias 8 e 14, essa mesma iniciativa foi replicada em exclusivo para os beneficiários do projeto "Fazer Sorrir a Solidão".

A 10 de Janeiro, a Liga dos Amigos da Obra Diocesana de Promoção Social, presidida pelo Senhor Hélio Loureiro, organizou um Concerto de Reis com Luiz Caracol, que decorreu no Seminário de Vilar. O artista apresentou-se neste concerto em trio com os seus músicos Ivo Costa e André Moreira e teve a colaboração de duas convidadas especiais – a atriz e cantora Lúcia Moniz e a cantora brasileira Luanda Cozetti.

A meio do mês, no dia 15, aconteceu outra grande iniciativa – um concerto musical, a cargo dos artistas do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Segurança Social do Porto, dirigido a todos os seniores da ODPS. O evento decorreu no Centro Social do Cerco do Porto. Aí, os idosos encheram este espaço para assistir a uma fantástica tarde de animação musical, com muitos momentos de alegria.

A 22 de Janeiro realizou-se o 1.º Passeio Sénior, comum a todos os Centros Sociais, e que teve como destino a Senhora da Lapa, em Sernancelhe.

No dia 28 decorreu a atividade "Um Gesto de Amor". Nesta iniciativa, plena de especial significado e de partilha, os colaboradores, em parceira com os idosos, confecionaram uma sopa, com ingredientes variados (ao estilo "sopa da pedra"), que posteriormente serviram à população carenciada referenciada na comunidade.

A 29 de Janeiro realizou-se a habitual Palestra da Saúde, tendo como tema, neste mês, os riscos e os problemas associados ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Foram palestrantes técnicos da UCC de Ermesinde e da Fundação AVC de Barcelos, que gentilmente aceitaram participar nesta sessão.

Por fim, o dia 30 ficou marcado pela festa de encerramento, animada pelo Rancho Folclórico "Ceifeiras de Canedo".

Paralelamente a todas estas iniciativas, decorreram outras inseridas no projeto "Tempo e Vida Ativa", das quais se destacam a "Horta do Avô e do Neto" (onde as crianças e os idosos, em plena intergeracionalidade, semearam e cuidaram de várias plantações de espécies vegetais); o "Dia da Culinária" (em que as crianças confecionaram vários alimentos que posteriormente distribuíram aos utentes do Serviço de Apoio Domiciliário); as "Aulas de Motricidade" (também partilhadas entre crianças e seniores); e a "Hora do Conto" (que permitiu ao mais idosos contarem variadas e alucinantes histórias aos utentes da infância).

Voltar