X

Área Privada


Notícias

Mensagem do Presidente do C.A.
2016-03-11

 

Sua Excelência, O Presidente da República, Senhor Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa
Sua Excelência Reverendíssima, D. António Francisco dos Santos, Bispo da Diocese do Porto
Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto, Senhor Dr. Rui Moreira
Entidades Civis, Militares e Religiosas
Minhas Senhoras, Meus Senhores, 

Excelência,

Bem-vindo à Obra Diocesana de Promoção Social.
Sua Excelência honra-nos e infunde-nos de alegria com a sua visita no local onde a Obra Diocesana de Promoção Social nasceu há 52 Anos – 06 de Fevereiro de 1964 – aqui mesmo, no Cerco do Porto.

O primeiro dos doze centros, constituintes da Obra Diocesana, uma instituição da igreja encimada pelo seu Patrono, Sua Excelência Reverendíssima D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, passou por requalificação substancial, situação que o fez munir de condições e imagem apetecidas. O facto deve-se ao protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal do Porto, parceira da Instituição. É de referir que a autarquia sempre manifestou uma incansável dedicação e grande sensibilidade por esta causa. O nosso elogio e gratidão são contínuos e sem limites.

O trabalho pedagógico-didático e educativo da ODPS, no ano que decorre, evidencia o tema: “Os afetos numa Solidariedade Dinâmica”.

Na realidade, a afetividade regula e mobiliza tudo quanto se efetiva, por que se efetiva e constitui o enfoque das diferenciadas respostas, que viabilizam o caminho do amor ao próximo, facultado, quotidianamente, neste sítio solidário e de bem-fazer. 

Hoje, a Obra Diocesana releva a afetividade, que lhe está intrínseca, através de forma sublime e singular, porque, na sua singeleza e grandeza concomitantes, marcou encontro com sentimentos e afetos, numa simbiose sentida, realidade consubstanciada com a presença de Sua Excelência, que tanto nos orgulha e que organizará, naturalmente, referência marcante na sua importante vida e obra, que conta com mais de cinco décadas.

Em nome pessoal, em nome dos órgãos sociais e em nome de todos quantos estão ligados a este trabalho, de significativo valor social, queremos agradecer, a Sua Excelência, com toda a alma, a oportunidade, o momento feliz, a vivência, o conhecimento e a solidariedade.

Aproveitamos para lhe desejar as melhores e as maiores alegrias e prosperidades sustentadas na graça divina.

O verdadeiro dinamismo do ser humano mede-se pela frequência com que ele mesmo pensa no seu semelhante, disponibilizando tempo e espaço para ir ao seu encontro, num clima e espírito de solidariedade, experienciando a caridade!

Muito obrigado.
Américo Ribeiro
 

Voltar