X

Área Privada


Notícias

51 Anos ODPS
2015-02-06

Tendo como lema "A Alegria na nossa Missão", a Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) comemorou, no passado dia 6 de Fevereiro, o seu quinquagésimo primeiro aniversário. Nesse dia decorreram três Celebrações Eucarísticas em simultâneo, às 11 horas, destinadas aos seniores e crianças da Instituição.

Na Igreja da Pasteleira reuniram-se os Centros Sociais de Fonte da Moura, Pasteleira, Pinheiro Torres e Rainha D. Leonor. A missa foi presidida pelo Padre Domingos Oliveira, tendo assistido a esta celebração quase 200 idosos, crianças e colaboradores. O Conselho de Administração esteve representado pelo seu Vogal, Senhor Pedro Pimenta.

Na zona central da cidade, o aniversário da ODPS comemorou-se na Igreja dos Capuchinhos do Amial, com a presença dos Centros Sociais do Carriçal, Regado, São João de Deus e São Tomé. O Frei Manuel Luís Teixeira presidiu à celebração, onde participaram quase 250 pessoas. A Administração da Instituição foi representada pelo seu Tesoureiro, Senhor Rui Cunha.

Por fim, na parte oriental do Porto, a cerimónia decorreu na Igreja da Senhora do Calvário, tendo a missa sido celebrada pelo Cónego Fernando Milheiro. Aqui, juntaram-se os Centros Sociais do Cerco do Porto, Lagarteiro, Machado Vaz e São Roque da Lameira, representados por aproximadamente 250 crianças, seniores e colaboradores. O Presidente do Conselho de Administração, Senhor Américo Ribeiro, marcou a sua presença neste polo.

A todas estas três eucaristias foi transversal o sentimento de emoção pela efeméride que se vivia naquele dia, que acabou por ter um impacto ainda maior depois de, em 2014, se ter assistido a um intenso programa de atividades comemorativo do 50.º aniversário da Obra Diocesana. As três igrejas estavam plenas de alegria por parte dos mais jovens, mas também dos idosos, que abraçaram esta comemoração e assim dignificaram mais um ano de existência desta honorável Instituição. As crianças participaram entusiasticamente, com bonitas canções, contagiando todos os presentes. Foram, sem dúvida, cerimónias marcantes e sentidas.

Após as celebrações religiosas, seguiu-se um almoço-convívio em cada um dos Centros Sociais. Quer nas missas, quer nos convívios subsequentes, foram vários os convidados que se quiseram associar à comemoração deste aniversário. De destacar o Senhor Ernesto Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã; a Professora Helena Ribeiro, Diretora da Escola EB1 do Falcão; o Diácono Freitas Soares; a Dr.ª Hermínia Machado, Assistente Social do Centro de Saúde de Paranhos; a Dr.ª Célia Carvalho e a Dr.ª Paula Torres, respetivamente Presidente e Secretária da CPCJ – Porto Central; e ainda a Senhora Agente Vera Silva e o Subcomissário Pereira, ambos da 6.º Esquadra da PSP.

 

Confira as fotografias deste dia na respetiva galeria.

Voltar