X

Área Privada


Notícias

Abril na Obra Diocesana
2017-04-01

 

No mês de abril a Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) prosseguiu com a comemoração do lema “Acolher e Servir no Amor”. No âmbito do espírito de partilha e rotatividade pelos estabelecimentos da Instituição, as atividades deste mês foram da responsabilidade dos Centros Sociais de Machado Vaz e de São Roque da Lameira.


O mês começou com um conjunto de visitas a três miradouros da cidade do Porto, ação que constituiu o terceiro módulo da iniciativa “Atividades Seniores”. Nesse contexto, entre os dias 4 e 18 de abril, cerca de 120 seniores da Instituição visitaram os miradouros da Vitória, das Virtudes e do Palácio de Cristal. Também neste último local houve oportunidade para um agradável passeio pelos jardins. Foi uma iniciativa que permitiu dar a conhecer as melhores imagens da Cidade Invicta, mas também de Vila Nova de Gaia.
No dia 7 decorreu a “Partilha do Pão”. Em cada Centro Social da ODPS, viveu-se um convívio entre crianças e idosos, sob o lema da partilha e da comunhão.
No âmbito da quadra pascal, no dia 12, decorreram duas Celebrações Eucarísticas em simultâneo, às 11 horas, destinadas aos idosos e crianças da ODPS. Na Igreja da Pasteleira reuniram-se os Centros Sociais de Fonte da Moura, da Pasteleira, de Pinheiro Torres e de Rainha D. Leonor. A missa foi presidida pelo Padre Domingos Oliveira. Na zona oriental da cidade, a celebração aconteceu na Igreja da Senhora do Calvário, onde se juntaram os Centros Sociais do Carriçal, do Cerco do Porto, do Lagarteiro, de Machado Vaz, do Regado, de São João de Deus, de São Roque da Lameira e de São Tomé, tendo a missa sido presidida pelo Cónego Fernando Milheiro Leite. Após as celebrações, seguiu-se um almoço-convívio em todos os Centros Sociais da Instituição.
Tal como nos meses anteriores, a Obra Diocesana apresentou neste mês o quarto módulo da atividade “Aprender Com a Obra”, tendo como tema os “Jardins”. Nesse âmbito, entre os dias 17 e 28 de abril, mais 150 crianças das salas dos 5 anos visitaram o Jardim Botânico do Porto e a Quinta do Covelo. No Jardim Botânico, realizou-se uma visita guiada aos seus espaços mais emblemáticos, com um enquadramento histórico, botânico e literário. Houve ainda oportunidade para ações de sensibilização sobre a importância da conservação da biodiversidade. A Quinta do Covelo, que hoje alberga um parque urbano, com especial destaque para o seu frondoso bosque, foi palco de visitas ao seu Centro de Educação Ambiental, com participação em atividades pedagógicas de cariz ambiental.
No dia 19, o Vogal do Conselho de Administração da Obra Diocesana, Pedro Pimenta, proporcionou uma tarde de memórias aos seniores do Centro Social de Machado Vaz. Intitulada “Recordar…”, esta atividade permitiu que os nossos idosos relembrassem imagens, histórias e vivências do Porto antigo.
Ao longo do mês, o Centro Social de São Roque da Lameira apresentou uma exposição subordinada ao tema “A Nossa Família”, aberta à comunidade, nomeadamente a familiares das crianças.
No dia 28 de abril, comemorou-se o centésimo aniversário da Senhora D. Ana de Jesus, utente do serviço de apoio domiciliário do Centro Social de Machado Vaz da ODPS. Para celebrar este dia tão especial, a Instituição e a Junta de Freguesia de Campanhã (onde esta senhora reside) uniram-se numa tarde de convívio e alegria, materializada numa bonita festa de aniversário, comemorativa deste centenário.
Paralelamente a todas estas iniciativas, decorreram outras inseridas no projeto “Tempo e Vida Ativa”, das quais são de salientar os “Momentos do Avô e do Neto”, as “Aulas de Alfabetização” e o “Dia da Culinária”. Nesta última atividade, as crianças confecionaram alguns “miminhos” doces que posteriormente distribuíram pelos idosos.

 

Voltar