X

Área Privada


Notícias

Fevereiro na Obra Diocesana
2015-02-01

No mês de Fevereiro, o lema "A Alegria na nossa Missão" continuou a viver-se na Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS). Seguindo o esquema de atribuir um mês a cada Centro Social da Instituição, as atividades do segundo mês do ano foram da responsabilidade do Centro Social de Rainha D. Leonor.

O dia 6 foi o ponto alto deste mês. Neste dia comemorou-se o quinquagésimo primeiro aniversário da Instituição. Realizaram-se celebrações eucarísticas simultâneas, em três polos, destinadas aos seniores, crianças do pré-escolar e famílias. Na Igreja da Pasteleira (para os Centros Sociais de Fonte da Moura, Pasteleira, Pinheiro Torres e Rainha D. Leonor); na Igreja dos Capuchinhos do Amial (para os Centros Sociais do Carriçal, Regado, São João de Deus e São Tomé); e Igreja da Senhora do Calvário (para os Centros Sociais do Cerco do Porto, Lagarteiro, Machado Vaz e São Roque da Lameira). Seguiu-se um almoço-convívio em todos os Centros Sociais. (Sobre este dia, conferir notícia mais detalhada já publicada na Voz Portucalense de 25 de Fevereiro).

No dia 13 de Fevereiro decorreu a atividade "Um Gesto de Amor". Dirigida à população carenciada referenciada na comunidade, esta iniciativa permitiu oferecer uma refeição quente a estas pessoas. Num espírito de total partilha e solidariedade, os colaboradores confecionaram vários alimentos que aconchegaram aqueles que mais precisam.

A meio do mês, no dia 16, celebrou-se o Entrudo, com um animado cortejo carnavalesco. Este encheu de cor, brilho e animação à cidade e foi realizado em três polos distintos. Na zona ocidental desfilaram os Centros Sociais de Fonte da Moura, Pasteleira, Pinheiro Torres e Rainha D. Leonor. No lado central da cidade o cortejo teve a presença dos Centros Sociais do Carriçal, Regado, São João de Deus e São Tomé. Por fim, na parte oriental do Porto, juntaram-se os Centros Sociais do Cerco do Porto, Lagarteiro, Machado Vaz e São Roque da Lameira.

A segunda edição da Palestra da Saúde aconteceu a 18 de Fevereiro, tendo tido como tema a importância do exercício físico na terceira idade. Esta atividade contou com a presença do Enfermeiro António Coutinho e com a participação do fisioterapeuta Dr. Rui Sousa.

Ao longo de 2015 estão previstas cinco recolhas de sangue na ODPS. Esta iniciativa recebeu o nome "Vida Pelas Vidas". A primeira recolha decorreu no dia 19 de Fevereiro, nas Instalações do Centro Social de Rainha D. Leonor. Teve o apoio do Instituto Português de Sangue e da Transplantação e destinou-se a colaboradores, famílias e comunidade em geral. Foi importante a participação de todos nesta ação solidária.

Nos dias 23 e 24 de Fevereiro o Centro Social de Rainha D. Leonor organizou um torneio de Boccia destinado à população sénior. Decorreu no salão polivalente do Centro Social da Pasteleira e teve como objetivo promover a socialização, integração e convívio através de uma competição adequada e saudável. Teve como vencedor a equipa do Centro Social de São João de Deus.

Por fim, o dia 25 ficou marcado pela festa de encerramento, destinada a todos os seniores da Instituição e animada pela atuação do grupo de Danças e Cantares Regionais da Universidade Sénior de Gondomar.

Paralelamente a estas iniciativas, decorreram outras inseridas no projeto "Tempo e Vida Ativa", das quais são de salientar a "Horta do Avô e do Neto" (onde as crianças e idosos dão continuidade ao trabalho iniciado no mês de Janeiro); o “Dia da Culinária” (em que as crianças confecionaram vários alimentos, que posteriormente distribuíram aos utentes do Serviço de Apoio Domiciliário); a “Hora do Conto” (onde os idosos contam histórias aos utentes da infância); e as “Aulas de Motricidade” (também partilhadas entre crianças e idosos).

Voltar