X

Área Privada


Notícias

Julho na Obra Diocesana
2015-07-01

Ainda antes do habitual período de férias, "A Alegria na nossa Missão" continuou a orientar as atividades da Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS). No sétimo mês do ano, todas as iniciativas foram programadas pelos Centros Sociais do Carriçal e de São Tomé, seguido o habitual esquema de rotatividade pelos estabelecimentos da Instituição.

O mês iniciou-se com duas atividades logo no dia 2 de Julho – a "Horta do Conto" e "Um Gesto de Amor".

A 7 de Julho, ocorreu a edição mensal da Palestra da Saúde, desta vez tendo como tema "A Sexualidade na Terceira Idade". Esta atividade contou com a presença do Professor Armando Almeida, docente da Universidade Católica Portuguesa. Foi uma sessão de extrema importância para os nossos idosos, pois, mesmo vivendo nos dias de hoje, numa sociedade considerada moderna, quando se aborda este assunto é ainda evidente o preconceito.

No dia 9 de Julho, no Centro Social de São Tomé decorreu o dia da Culinária, onde as crianças confecionaram refeições para os mais idosos.

Igualmente no dia 9, realizou-se mais um Passeio Sénior, desta feita à belíssima cidade de Aveiro. Os nossos idosos puderam usufruir de um passeio na Torreira, ainda antes de chegarem àquela cidade que é carinhosamente apelidada de "Veneza Portuguesa". Seguiu-se um almoço-convívio, prelúdio da deslocação à Gafanha da Nazaré e a Ílhavo, com visita ao "Museu do Bacalhoeiro".

A meio do mês, no dia 17, o Centro Social do Carriçal recebeu a quarta edição da Dádiva de Sangue. Denominada "Vida pelas Vidas", esta atividade contou, uma vez mais, com o grande apoio do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

No dia 23 de Julho os nossos seniores usufruíram de uma fabulosa atividade de convívio no Centro Social do Carriçal – o Mega Picnic ODPS. Foi uma tarde de puro convívio e espírito de família para os clientes da Instituição, onde, para deliciar os nossos idosos, não faltou um divertido e animado espetáculo musical.

Seguiu-se, no dia 29, no salão polivalente do Centro Social do Cerco do Porto, uma tarde de fados, também destinada aos nossos seniores. A animação ficou a cargo dos fadistas Ana Cardoso, Fátima Santos, Manuel Barbosa, Manuel Miranda e Pina, José Giestas, José Guimarães, entre outros. Foi uma magnífica oportunidade para rever vários fados tradicionais.

Por fim, o dia que todas as nossas crianças aguardavam ansiosamente – 30 de Julho. Neste dia realizou-se uma atividade estonteante, denominada "Metro Aventure". Consistiu numa viagem de metro desde a estação de Metro da Trindade até à estação de Metro da Azurara e subsequente visita ao Azurara Parque Aventura. Este parque, situado na freguesia de Azurara, em Vila do Conde, abraçado pelo Rio Ave e por uma beleza deslumbrante, apresenta uma extensa área verde, onde as emoções se fundem no equilíbrio natural. As atividades que proporcionou às crianças foram imensas: passeios de cavalo, torres multi-aventura, slide, touro mecânico, escalada, jogos tradicionais, entre outras. Cerca de quatrocentos e sessenta crianças tiveram um dia inesquecível, onde puderam aliar o contacto com a natureza a variadas atividades radicais.

Entre os dias 6 e 31 de Julho decorreu a edição anual das "Férias com Obra". Esta iniciativa, destinada a todas as crianças, contemplou diversos dias de atividades, dos quais se destacam: dias de praia, jogos de lógica, dia radical, feira popular, olimpíadas ODPS, "Water Wars", insufláveis e "Zumba Kids". Foram dias plenos de alegria e atividade física, associadas a uma saudável confraternização.

Como habitualmente acontece nos restantes meses, em simultâneo a todas estas iniciativas, decorreram outras inseridas no projeto "Tempo e Vida Ativa", das quais se destacam a "Horta do Avô e do Neto" e as "Aulas de Motricidade".

Voltar